covid-19

Como foram os primeiros atendimentos via telefone à população

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação 
Na Unimed, profissionais esclarecem por telefone dúvidas da população 

A orientação do Ministério da Saúde frente a pandemia do coronavírus é que as pessoas não saiam de casa - principalmente idosos e quem tem algum tipo de doença, que fazem parte do grupo de risco. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença, começaram a funcionar em Santa Maria atendimentos por telefone. 

Brasil já registra três mortes pelo coronavírus

Um deles é o Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria. Voltado prioritariamente para clientes da Unimed com sintomas semelhantes ao do coronavírus, ele funciona 24 horas com médicos especialistas. De acordo com o médico Fábio Lopes Pedro, o primeiro dia de ligações fez com que os atendimentos presenciais diminuíssem: 

- O sistema de ligação está funcionando muito bem e as pessoas estão vindo menos para a emergência. A maioria absoluta dos casos não tem necessidade de nada - conta o médico. 

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também colocou à disposição dos santa-marienses o Disque Covid. Diariamente, das 7h às 19h, uma equipe de profissionais atende a comunidade interna e externa, também voltado a pessoas com sintomas da doença.

Até as 16h30min desta quarta, foram 219 ligações atendidas. As dúvidas são as mais variadas: alguns apresentam alguns dos sintomas e querem saber onde buscar atendimento e outros querem esclarecer dúvidas sobre o contágio da doença. Do outro lado da linha, são nove pessoas, entre acadêmicos do internato de medicina, alunos de medicina e médicos residentes. 

A Secretaria Estadual de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) também estão à disposição via telefone. Veja os números: 

Idosa está em isolamento com suspeita de coronavírus em hospital de Santiago

TELEFONES ÚTEIS

Para quem tem sintomas em Santa Maria

Disque Covid, da UFSM 

  • Telefone - (55) 3220-8500
  • Funcionamento - Das 7h às 19h, voltado à comunidade interna e externa. Todas as orientações serão repassadas por uma equipe de estudantes, colaboradores e profissionais de saúde treinados no Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria

  • Telefones - (55) 3220-0535 ou 0800516600
  • Funcionamento - É voltado, prioritariamente, para clientes Unimed. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas e, do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos

Esquadrão de Saúde, da Ala 4

  • Telefone - (55) 99905-2949
  • Funcionamento - Serviço contará com orientações de médicos e profissionais que atendem no Esquadrão de Saúde da Ala 4, antiga Base Aérea, 24 horas. Canal é voltado apenas para o efetivo e dependentes

Para tirar dúvidas

Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES)

  • Telefone -150
  • E-mail - disquevigilancia@saude. rs.gov.br
  • Funcionamento - De segunda a sextafeira, das 8h30min às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h

Disque Saúde, do SUS

  • Telefone -136
  • Funcionamento - De segunda a sexta, 8h às 20h. Sábado, das 8h às 18h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estado anuncia R$ 7 milhões para o Hospital Regional de Santa Maria

Brasil já registra três mortes pelo coronavírus Próximo

Brasil já registra três mortes pelo coronavírus

Saúde